terça-feira, 28 de agosto de 2012

O PROBLEMA DO LIXO NAS RUAS. LIXO É NO LIXO!


PESQUISA DO GRUPO:

Muitas pessoas acham que jogar o lixo em qualquer lugar é uma coisa normal e que “não tem problema” ou “não vai prejudicar ninguém”.  O lixo que a pessoa joga no chão ou na rua pode criar focos de diversas, além de disseminar doenças como a dengue. Uma latinha de refrigerante jogada no chão que acumule água parada pode virar um foco de dengue com larvas que se multiplicam, e no pior dos casos, pode contaminar indivíduos e matá-los.
O lixo nas ruas e cidades é uma ação que cresce do consumo desenfreado das pessoas e polui o ambiente devido a falta de educação ambiental e cidadania dos indivíduos. O lixo em nossa cidade pode ser reduzido. A população pode reduzir o consumo do desnecessário e educar-se tratando do lixo que produz, reciclando-o. E o governo também pode colaborar criando campanhas de reciclagem junto a população para promoção da educação ambiental e sustentabilidade. Incluindo lixeiras nas ruas para resíduos específicos, diferenciando os que podem ser reciclados do lixo não reciclado. Além disso, há muitos locais aonde os caminhões de lixo não chegam e a população a caba por descartar o lixo nas ruas, valões, rios, terrenos baldios, ampliando as doenças e exemplificando o descaso do poder público com a população.
Outro problema sério em nossa cidade é a coleta e o descarte do lixo, pois todo lixo produzido e coletado pelos caminhões é dispensado em aterros sanitários, os lixões, onde o chorume produzido pelo lixo contamina o meio ambiente e os lençóis freáticos.
O lixo nas ruas e em locais inapropriados contribui para:
  •   o acúmulo de ratos, baratas, e outros insetos (o que pode transmitir diversas doenças como Leptospirose); 
  •   alagamentos e refluxos de esgoto, por entupimento de bocas de lobo;
  •   contaminação dos lençóis freáticos;
  •  poluição da estrutura interna/ externa da terra;
  •   exalação de chorume.
Em Jacarepaguá, a grande quantidade de lixo deixado nas ruas vem tomando tem gerado locais e focos de acúmulo causado por entulhos de obra e despejo ilegal por catadores e moradores. 


A falta de fiscalização da prefeitura com as obras que têm tomado conta do nosso bairro determinou a irregularidade do descarte dos entulhos domésticos. Além disso, a falta de lixeiras e de um serviço mais eficiente de coleta do lixo diário das ruas pela COMLURB contribuiu para o aumento do lixo das ruas, que ficam imundas e não podem ser limpas devido a pequena quantidade de garis e papeleiras que existem no bairro. O lixo vem se tornando um problema de saúde pública. São locais com vazamento de esgoto pelas ruas, lixo em encostas e canteiros.
Repórter investigativo informa: cuide do seu lixo! Fiscalize o trabalho da prefeitura e cobre o direito de manter seu bairro limpo e organizado.

LIXO NAS RUAS. ESTAMOS DE OLHO! JACARÉ PRA JÁ!

REPORTAGENS SELECIONADAS:

I)Pedestres se arriscam para desviar de lixo na Grajaú-Jacarepaguá (03/07/2012 13h22 - Atualizado em 03/07/2012 13h22 Retirado do site G1 RJ)

Mães com criança de colo e estudantes precisam passar pelo meio da rua.Comlurb diz que retirou lixo do local e prometeu colocar mais contêineres.
Para desviar de uma montanha de lixo no acostamento da autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, perto do hospital Marcílio Dias, no sentido Zona Oeste, pedestres se arriscavam na manhã desta terça-feira (3). Imagens feitas na manhã desta terça mostraram mães com crianças de colo e estudantes passando pelo meio da rua para desviar da sujeira. A Comlurb esteve no local durante a manhã desta terça e providenciou a limpeza do local. A companhia pede a colaboração da população para não jogar lixo no local e prometeu colocar mais contêineres para auxiliar na limpeza. 

II)Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá retira 3 toneladas de lixo na Freguesia (16/07/2010)

Três toneladas de lixo foram retiradas na manhã de hoje, dia 16, da Estrada do Gabinal, na Freguesia, próximo ao Rio Shopping. Informada do problema, a Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá foi ao local e acionou a Comlurb para a limpeza. O lixão ocupava parte da calçada e a beira do Rio Sangradouro e era composto de restos de ferro e papelão acumulados por catadores da Comunidade da Guacha.
“Recebemos denúncias sobre esse lixão que já estava comprometendo o rio e causando transtornos aos pedestres” afirmou o subprefeito Tiago Mohamed. Ele destacou ainda a importância da colaboração da população informando sobre as irregularidades dos bairros. A operação contou com o apoio de equipes e caminhões da Comlurb.

VÍDEO PARA REFLEXÃO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO E PRODUÇÃO DE LIXO EM NOSSA SOCIEDADE: 

   

TRABALHO DO GRUPO:  Victor Martins, Moisés, Pedro Thurler, Victor Roldão

Nenhum comentário:

Postar um comentário