segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O TRÂNSITO EM JACAREPAGUÁ


PESQUISA DO GRUPO:

Na maioria das vezes, o trânsito ocorre por causa de acidentes com carros, caminhões, motos e pelo desrespeito as leis de trânsito. Analisando reportagens escolhemos alguns exemplos que ilustram o tema: a Xingu é uma das principais ruas na Freguesia onde ocorre trânsito, acidentes e muitas reclamações, pois os moradores convivem com um transtorno causado pelo colégio Pensi durante a entrada e saída de alunos em horário comercial.Na rua Araguaia a situação se repete com as escolas Primus, Garriga. Motoristas que utilizam as duas ruas como acesso a Linha Amarela e estrada Grajaú-Jacarepaguá, irritados com o congestionamento de carros saem na contramão, invadem calçadas para apanhar os filhos nas escolas e utilizam os acostamentos criando até três filas de carro em uma via de mão quando o sentido é a Linha Amarela.
De todos os problemas de Jacarepaguá, o trânsito é o que causa o maior número de queixas dos moradores. Na Avenida Geremário Dantas e na Estrada dos Três Rios, o tráfego é intenso durante boa parte do dia. Nada se compara, porém, à Taquara. Vias como a Estrada dos Bandeirantes e a Avenida Nelson Cardoso ficam engarrafadas até mesmo de madrugada devido o fluxo intenso de carros.
O presidente de uma comissão de trânsito formada por moradores de Jacarepaguá, Julio Favilla, que vive na região há 40 anos, atribui a confusão no trânsito ao crescimento que ele qualifica como desordenado.
É uma perversidade. Há condomínios em construção para todo lado que olhamos, e nada é feito para aliviar o trânsito. São mais e mais carros na rua” - conta o empresário, que lidera um abaixo-assinado na internet cobrando medidas da prefeitura para conter o crescimento na área. O Diretor de Desenvolvimento da CET-Rio, Ricardo Lemos afirma entender o ponto de vista dos moradores e aposta na chegada dos BRTs à região para aliviar o tráfego.
E enquanto o BRT não vem, o que fazemos?

REPÓRTER INVESTIGATIVO INFORMA: DE OLHO NA CIDADANIA!

O debate sobre o trânsito em Jacarepaguá foi discutido pelo grupo através de reportagens que envolviam a passagem de carros pelas vias principais de acesso do bairro, como a Estrada Grajaú-Jacarepaguá, Linha Amarela, Av. Genemário Dantas, Av. Três Rios e ruas adjascentes como Rua Xingu, Araguaia, etc.
Os alunos pontuaram que o problema central do trânsito é o crescimento urbano sem o planejamento da prefeitura. A demolição de casas e sitios que estão sendo substituídas por condominios provocou um desenvolvimento desordenado e caótico para os moradores de Jacarepagua, que respondem a esta situação com a falta de educação no trânsito e descumprimento das leis existentes. 
O alto fluxo de carros impede que o transeunte caminhe com tranquilidade nas calçadas, que em grande maioria são ocupadas por veículos. Em vias centrais de acesso, os motoristas não respeitam os sinais de trânsito provocando acidentes. E com a falta de planejamento nas ruas, a maioria dos moradores prefere sair de casa de carro mesmo que seja em distancias curtas, ampliando ainda mais o congestionamento.
A situação é séria! A prefeitura do Rio deve fazer algo de forma urgente, não apenas para organizar o trânsito, mas também para coibir as infrações de trânsito para redução de acidentes.
Nossa campanha inicial, enquanto a prefeitura nos despreza, é evitar sair de carro em curtas distâncias, respeitar as leis de trânsito evitando estacionar em calçadas e não ultrapassar os sinais de trânsito. Cidadania é um direito e devemos praticá-la!


TRABALHO DO GRUPO: Thiago, Julio César, Manuella, Mirella, Gabriel Ferreira, Marina Ribeiro. (Colégio Internacional Signirelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário